terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Medidas da bicicleta

Com Sr Beleza na Bike Team Porto
Para alguns uma boa noticia, para outros o terminar de um pesadelo.....
Eu não estou totalmente a par de o que se passa em outras modalidades, mas o ciclismo é na minha opinião o "desporto das teorias".
Essas teorias vão desde a alimentação, o treino, o descanso etc etc , até as medidas da bicicleta, e como em tudo, quando existem muitas teorias diferentes é natural que muitas delas estejam erradas.
Também eu tinha as minhas teorias em relação ás medidas para a bicicleta e por não ter a formação adequada, as minhas teorias e as medidas iam variando conforme as sensações que ia tendo em cima da máquina.
A marca mundialmente conhecida SPECIALIZED que á alguns anos nos equipa/patrocina tem neste momento, em alguns dos seus espaços oficiais gente especializada com formação nos estados unidos em corrigir as posições em cima da bicicleta, através do teste "BG Fit".
Assim que fiquei conhecedor deste IMPORTANTÍSSIMO serviço resolvi fazer uma marcação no agente Specialized BikeTeam (http://www.biketeam.com.pt/) e encontrei-me com o Sr Beleza dono da loja.
Fiquei á primeira vista impressionado com o rigor que as medidas são feitas, só para terem uma ideia passaram mais de três horas ate o teste terminar.
Como é bem visível quando olhamos para alguém montado numa bicicleta, o corpo do ciclista "desenha" vários ângulos para conseguir ter os pés nos pedais, o rabo no selim e as mãos no guiador. Se conseguirmos os ângulos ideais conseguimos pedalar mais rápido, ir mais longe e com maior conforto. Depois de uma avaliação ao tamanho, á forma, e á flexibilidade do meu corpo foi ajustado tudo o que é fisicamente possível desde as "patilhas" e palmilhas dos sapatos passando pelo recuo e altura de selim ate ao guiador. Depois de algumas horas a pedalar e a fazer ajustes chegamos aquilo que podemos chamar de equilíbrio entre potencia, aerodinâmica e conforto.
Tudo isto se passou com a bicicleta montada nuns rolos e dentro de um edifício. Já a partir de amanha vou testar na estrada e relatar qual a experiência de pedalar com estas novas medidas rigorosas.